ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Região de Campinas fecha 2023 com maior nº de estupros em 23 anos; latrocínio também cresce

imagem

A região de Campinas (SP) registrou, em 2023, o maior número de estupros desde 2001

A região de Campinas, no estado de São Paulo, enfrentou um aumento alarmante no número de casos de estupro em 2023, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP). Esse índice é o mais alto desde que as estatísticas mensais de criminalidade começaram a ser divulgadas pela pasta em 2001.

No total, as cidades abrangidas pelo Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2 (Deinter-2), com sede em Campinas, registraram 1.229 ocorrências de estupro no ano passado. O mês com a maior incidência de casos foi março, com 126 ocorrências.

É importante ressaltar que, dentro desse total de estupros, estão incluídos os registros de estupro de vulnerável, que são os casos em que o abuso sexual ocorre com crianças e adolescentes menores de 14 anos. Essa tipificação reúne o maior número de ocorrências desse tipo de crime na região, totalizando 915 casos, o que equivale a 74% do total de registros.

Aumento nos crimes de furto

Além do aumento alarmante nos casos de estupro, a região de Campinas também enfrentou um crescimento nos crimes de furto. Em 2023, foram registradas 39.858 ocorrências desse tipo de crime, um aumento de 2,5% em relação a 2022, quando foram registrados 38.871 casos.

Também houve um aumento significativo nos casos de latrocínio, que são roubos seguidos de morte. O número de latrocínios em 2023 foi de 19, um aumento de 46% em relação ao ano anterior, que registrou 13 casos. Essa é a maior quantidade de registros desse tipo de crime desde 2020, quando foram registrados 26 casos.

Redução em alguns crimes

Apesar dos números alarmantes em relação aos estupros, furtos e latrocínios, a região de Campinas também teve reduções em alguns crimes. Os casos de homicídio doloso caíram de 252 em 2022 para 202 em 2023.

Os registros de roubos em geral também apresentaram uma queda, passando de 9.143 em 2022 para 8.376 em 2023, uma diminuição de 8,3%. Além disso, os casos de furto de veículo também tiveram uma redução, de 6.556 em 2022 para 6.272 em 2023.

Considerações finais

A região de Campinas, em São Paulo, enfrentou um aumento preocupante no número de estupros em 2023, atingindo o maior índice desde 2001. Esse problema exige uma resposta urgente das autoridades, com investimento em políticas públicas de prevenção e combate à violência sexual.

Além disso, é fundamental que a população esteja atenta e vigilante, denunciando casos de abuso sexual e apoiando as vítimas. Somente com esforços conjuntos será possível enfrentar essa grave questão e garantir a segurança e a integridade das pessoas.

As cidades que compõem o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2 (Deinter-2) são: Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Estiva Gerbi, Holambra, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo.

ADSENSE GOOGLE