A trajetória de Leonardo Lima no desenvolvimento do Bitcoin e o apoio da Vinteum.org
A Vinteum.org, organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento do Bitcoin, anunciou recentemente a concessão de um financiamento para Leonardo Lima, engenheiro de software e entusiasta do Bitcoin. O projeto brasileiro, referência no desenvolvimento do Bitcoin a partir da América Latina, financia desenvolvedores da maior criptomoeda do mundo e elogiou as contribuições de Leonardo nas áreas de Software Livre e Código Aberto.
De acordo com o comunicado da Vinteum, a trajetória de Leonardo no mundo da tecnologia teve início no QuintoAndar, uma startup imobiliária brasileira, onde ele se especializou no desenvolvimento de sistemas de back-end com foco em produtos financeiros. Posteriormente, ele fez a transição para um papel na Bipa, um banco digital focado em Bitcoin.
Contribuições de Leonardo Lima no desenvolvimento do Bitcoin
Desde o início de 2022, Leonardo vem contribuindo ativamente no desenvolvimento do Bitcoin. Um dos projetos em que tem colaborado é o desenvolvimento de uma biblioteca para transmissão em tempo real de eventos de blocos, utilizando a API mempool.space para o Bitcoin Development Kit (BDK). Essa iniciativa fez parte de seu estágio com Lloyd Fournier no programa Summer of Bitcoin (SoB), que ele descobriu através da Vinteum.
No ano seguinte, em 2023, Leonardo participou novamente do SoB, dessa vez com foco no projeto Fedimint, sob a orientação de Eric Sirion. Seu objetivo principal é aprimorar a privacidade e a segurança nas interações entre clientes e servidores através da integração do suporte Tor no nível do cliente.
Objetivos do financiamento da Vinteum para Leonardo Lima
Durante o período de concessão do financiamento pela Vinteum, Leonardo se dedicará a contribuições para o Fedimint e o BDK. Seus principais objetivos incluem melhorar o suporte Tor para clientes e servidores, desenvolver um Módulo de Co-Assinatura MultiSig e explorar o potencial de um Módulo PassKeys.
Além disso, Leonardo pretende adicionar suporte nativo Tor ao rust-esplora-client e rust-electrum-client. Esses projetos técnicos demonstram o seu compromisso em impulsionar a inovação do Bitcoin e contribuir para a construção de ecossistemas tecnológicos soberanos e livres.
Apoio da comunidade e participação em programas de mentoria
Além de suas contribuições técnicas, Leonardo começou o ano de 2024 participando do primeiro cohort do Sovereign Engineering na Madeira, um programa focado em hacking e mentoria, organizado por Pablof7z, Gigi e André Loja. Essa participação evidencia o reconhecimento de sua expertise no desenvolvimento do Bitcoin, assim como sua dedicação em aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
A Vinteum.org expressou sua satisfação com a chegada de Leonardo Lima e destacou seu compromisso com a construção de ecossistemas tecnológicos soberanos e livres. A organização também agradeceu aos doadores que tornam possíveis esses grants, permitindo o apoio a talentosos desenvolvedores como Leonardo.
Para acompanhar os avanços de Leonardo Lima e saber mais sobre como a Vinteum está impulsionando a inovação do Bitcoin, a organização incentiva o acompanhamento de suas atualizações no Xou Nostr.
Redes sociais