5 dicas para cuidar dos pets no verão:
Mal-estar, tontura, fadiga, desidratação? Esses são alguns sintomas comuns durante os dias de calor mais intenso, mas, não é só nos humanos que eles se manifestam. Os pets, nossos melhores amigos de quatro patas, também sofrem com o impacto das altas temperaturas ? às vezes, até de forma mais intensa. Diferente de nós, os cães e gatos dependem inteiramente de seus tutores para se refrescarem, e por isso, a atenção deve ser reforçada durante o calor.
Mas, o calor intenso não é uma desculpa para manter o seu pet dentro de casa, longe das atividades divertidas e das brincadeiras da estação. Os nossos amigos adoram se divertir, e com as atenções redobradas, é possível manter a rotina deles de uma forma segura, alegre e refrescante.
Para te ajudar a manter a saúde do seu pet durante o verão, preparamos uma lista com 5 dicas especiais. Confira:
1- Hidratação sempre:
Com as temperaturas cada vez mais elevadas, a hidratação dos pets torna-se uma prioridade absoluta para os tutores. Assim como nós, a sede dos animais também aumenta no calor, mas eles não têm como se hidratar sozinhos. Por isso, é essencial garantir que eles tenham acesso constante a água fresca e limpa. Especialmente nos dias mais quentes, limpe e reabasteça as tigelas regularmente para incentivar que os cães e gatos se hidratem.
Se você for passear com o seu animal, não esqueça de uma garrafa de água e uma tigela portátil, além de estimular pausas durante os passeios. Além disso, tente oferecer cubos de gelo ou petiscos congelados ao seu pet. Essas opções não apenas estimulam a ingestão de líquidos, mas também proporcionam uma experiência refrescante e deliciosa.
Se o seu animal apresentar gengiva seca, olhos opacos, fadiga excessiva ou falta de ar, atente-se e busque atendimento médico o mais rápido possível.
2- Evite exposição solar:
Embora tenham pelos, os animais de estimação também sentem de forma intensa os efeitos do sol escaldante. Por isso, faz parte das responsabilidades dos tutores garantirem que eles estejam protegidos da exposição solar. Evite passeios ou caminhadas durante os horários de pico do sol, entre as 10h e as 14h, e prefira caminhadas matinais ou noturnas. Caso o passeio durante o dia seja inevitável, busque parques com bastante sombra.
A pele dos cães e gatos também é sensível, então, buscar um protetor solar específico para eles pode ser uma boa medida preventiva. Opte por proteger as áreas mais expostas, como o focinho, as orelhas e a barriga. Outro ponto que também merece atenção são as patas, já que o animal pode queimar-se ao ser exposto a superfícies muito quentes.
3- Exposição ao ar-livre com segurança é necessário
Embora manter as atividades ao ar livre com cães e gatos seja mais desafiador durante o verão, não reprima o seu animal de ter esses momentos. Passear, ter contato com o sol e brincar são algumas atividades essenciais para que o seu animalzinho de estimação permaneça saudável, tanto física quanto emocionalmente. Mantê-los ativos durante o verão ajuda a aliviar o estresse, promove um peso saudável e fortalece o vínculo entre tutor e animal de estimação.
4- Cuide com insetos e parasitas:
A atividade dos insetos e parasitas tende a aumentar durante o verão, o que pode representar desafios para a saúde dos animais. Mosquitos, pulgas e carrapatos são muito mais resistentes nessa época do ano, e além de causar irritação, podem transmitir doenças perigosas. Para evitar qualquer complicação, consulte o seu veterinário para recomendações de produtos antiparasitários adequados para o seu pet. Além disso, evite locais com água parada, mantenha o ambiente doméstico sempre limpo e inspecione o seu pet com frequência.
5- Faça manutenção da pelagem:
Cuide dos pelos do seu cão ou gato para evitar que ele tenha qualquer desconforto nesse verão. Durante os dias mais quentes, muitos animais trocam a sua pelagem para se adaptar às temperaturas mais altas, e por isso, a escovação regular é essencial nessa época do ano. Dependendo da raça e do tipo de pelagem, tosas podem ser recomendadas para reduzir o risco de superaquecimento.
Na hora de dar banho, evite lavagens excessivas e opte por produtos naturais e próprios para a pele dos animais. Além disso, garanta que o seu pet esteja confortável e livre de lesões.
Lembre-se: caso o seu pet apresentar qualquer sintoma incomum, busque um veterinário com urgência.
E, para mais dicas para curtir o verão, acompanhe os conteúdos do BC é + Verão no nosso canal.
Redes sociais