ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Cidade de SP teve mais de 103 mil celulares roubados no ano de 2023, segundo dados da SSP

imagem

A cidade de São Paulo teve 103.493 celulares roubados no ano de 2023

Introdução:

No ano de 2023, a cidade de São Paulo registrou um total de 103.493 celulares roubados, de acordo com um levantamento realizado pela GloboNews com base em dados do Portal da Transparência da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Esse número representa uma queda de 34% em relação ao ano anterior, 2022, quando foram registrados 155.843 casos de roubo de celulares na capital paulista. Vale ressaltar que esses dados são referentes apenas a casos de roubos, excluindo os furtos, que ocorrem sem o uso de violência ou ameaça.

Bairros com aumento no número de roubos de celulares:

Apesar da queda geral nos números, alguns bairros de São Paulo apresentaram um aumento no número de roubos de celulares. É o caso de Moema e Itaim Bibi, ambos localizados na Zona Sul, e Perdizes, na Zona Oeste. Em Moema, por exemplo, houve um crescimento de 6% nesse tipo de crime, com 724 celulares roubados em 2023, em comparação com os 682 aparelhos subtraídos no ano anterior.

A GloboNews teve acesso a vídeos de câmeras de segurança que mostram assaltos ocorridos em Moema. Os vídeos evidenciam a mesma dinâmica: criminosos em motos se aproximam de pedestres na calçada e os obrigam a entregar o celular, muitas vezes utilizando armas. Em alguns casos, é possível ver que eles até mesmo solicitam o desbloqueio de tela do aparelho.

Ação da Secretaria de Segurança Pública de SP:

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de SP (SSP) informou que está intensificando os esforços no combate aos roubos de celulares. A SSP tem adotado investigações mais rigorosas para desmantelar quadrilhas envolvidas nesse tipo de crime e aumentado a presença policial ostensiva, especialmente na capital.

A nota divulgada pela SSP ressalta que houve uma queda de 17,2% nos casos de roubo de celulares na capital em 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Em relação a Moema, apesar do aumento registrado no ano, a modalidade criminosa apresentou quedas nos meses de novembro (20%) e dezembro (10%) de 2023. Os vídeos apresentados pela reportagem foram encaminhados ao 27º Distrito Policial (Campo Belo) para análise.

A Secretaria de Segurança Pública realiza regularmente a "Operação Mobile" na capital, que tem como objetivo combater os crimes relacionados a celulares. Até o momento, foram apreendidos 5.245 aparelhos, dos quais 2.211 foram devolvidos às vítimas, e 574 criminosos foram presos, representando um aumento de 54,7% em comparação com o ano anterior.

Conclusão:

A cidade de São Paulo registrou uma queda de 34% no número de celulares roubados em 2023, em relação ao ano anterior. No entanto, alguns bairros como Moema, Itaim Bibi e Perdizes apresentaram aumento nesse tipo de crime. A Secretaria de Segurança Pública tem intensificado suas ações para combater esses roubos, adotando investigações mais rigorosas, aumentando a presença policial e realizando a "Operação Mobile". É fundamental que medidas de segurança sejam fortalecidas para garantir a proteção da população e a redução desses crimes.

ADSENSE GOOGLE