ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Oásis escondidos na Grande SP têm cachoeiras e rios; confira

imagem

Onde aproveitar o verão no Alto Tietê?

O verão ainda nem chegou e o Alto Tietê vive dias de calor intenso. Em algumas cidades da região a temperatura tem ultrapassado os 30 graus.

E se durante a semana o ar-condicionado e o ventilador amenizam o clima para o trabalho e o estudo, no final de semana o sol brilhando e o céu de brigadeiro convidam para praia e piscina.

Para aqueles que não têm acesso a clubes e nem querem ficar horas presos no trânsito da Mogi-Bertioga explorar a região pode ser uma alternativa.

Quem gosta de se aventurar pode encontrar cachoeiras e pontos de banho em rios da região. Esses verdadeiros oásis em meio a mata estão escondidos em parques e propriedades rurais. Confira abaixo lista com alguns dos locais onde é possível aproveitar os finais de semana de sol para se refrescar.

Mogi das Cruzes

Cachoeira de Sabaúna

Conhecido por suas paisagens bucólicas e pela estação de trem centenária, o distrito de Sabaúna tem mais uma atração que nem todo visitante conhece: uma cachoeira.

A queda d?água fica na Rua João Alfredo e pode ser acessada de carro até um certo ponto. De acordo com o presidente da Sociedade Amigos de Sabaúna (SAS), Jefferson Silva de Souza, que faz a manutenção do local, a entrada na cachoeira é gratuita e a água é limpa e própria para banho.

A SAS destaca que o local não tem estrutura para alimentação, apenas alguns vendedores ambulantes circulam na área. A entidade afirma que promove eventos e faz as manutenções, como capinagem, placas de identificação, conscientização ambiental e recolhe o lixo deixado no local.

Fazenda Rio Grande

Dedicada ao turismo ecológico, a Fazenda Rio Grande fica no distrito de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, e proporciona ao visitante uma imersão na Serra do Mar no bioma da Mata Atlântica.

A propriedade rural tem cinco trilhas, dois rios, cachoeira e piscina. Os passeios são pagos e a experiência depende da disposição dos aventureiros.

O local oferece day use, hospedagem e camping. De acordo com a administração da fazenda, o local possui banheiro, lanchonete e água. A propriedade tem três cachoeiras, sendo uma no Rio Grande e duas na trilha das águas. Também tem duas piscinas naturais, uma no Rio Itatinga com praia de rio e outra no Rio Grande.

Para fazer os passeios é preciso aderir a uma das modalidades: day use, hospedagem ou camping.

A Fazenda Rio Grande fica na Estrada do Rio Grande, 8000, Taiaçupeba, Mogi das Cruzes. Informações pelo whatsapp 996280917.

Parque das Neblinas

Também no distrito de Taiaçupeba, o Parque das Neblinas ocupa 7 mil hectares e desempenha importante papel na conservação da bacia do Rio Itatinga.

Dentro do parque o visitante pode fazer diversos passeios. Os preços variam entre R$ 30 a R$ 70. Entre as opções estão trilhas, canoagem e cicloturismo. Nas trilhas autoguiadas ou monitoradas e canoagem os participantes podem parar nos pontos de banhos.

A administração do parque informa que os pontos de banho ficam em locais específicos, sendo seguros para qualquer idade. E que os visitantes são orientados antes de acessarem essas áreas.

Confira os passeios disponíveis no Parque das Neblinas:

  • Trilhas autoguiadas: em um percurso de até seis trilhas, quase todas margeando o rio Itatinga, é possível observar a rica biodiversidade da Mata Atlântica, como aves, micro-orquídeas, pegadas e vestígios de animais silvestres.
  • Trilha do mirante: a trilha se inicia por um antigo carreador e adentra pela mata nativa, com muitas samambaias e micro-orquídeas pelo caminho. O fim do circuito é a represa do rio Itatinga, onde é possível avistar o litoral. Não recomendamos para crianças, pessoas com dificuldades de locomoção ou que não estejam acostumadas com a prática de atividades físicas.
  • Trilha da pedra riscada: um antigo carreador, do período em que ainda havia cultivo de eucaliptos na área, proporciona o avistamento de nascentes, micro-orquídeas, bromélias e pegadas de animais. Os primeiros 5km dão acesso à cachoeira da pedra riscada que possui uma pequena queda d'água e um remanso para nadar. É necessário cruzar o rio Itatinga duas vezes e, em um destes pontos, é possível ver vestígios de uma antiga ponte de concreto caída.
  • Canoagem percurso leve: ao contratar a autoguiada, é possível também incluir o percurso de 1 km no cristalino rio Itatinga, feito em caiaques duplos. Permite a contemplação da floresta por outro ângulo, além de proporcionar diversão e relaxamento. A atividade é recomendada para adultos e

ADSENSE GOOGLE