ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Loja de materiais para construção é alvo de furtos em série no litoral de SP e dono instala grades nas prateleiras; VÍDEO

imagem

Loja de materiais para construção na Baixada Santista é alvo de ladrões

Uma loja de materiais para construção tem se tornado alvo de ladrões na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Imagens de câmeras de monitoramento, obtidas pelo , mostram furtos em unidades de Guarujá, Praia Grande e Santos. Os ataques fizeram com que os donos resolvessem instalar grades de proteção nas prateleiras.

Os suspeitos se passam por clientes e escondem produtos da Center Castilho em sacolas, bolsas e até na própria roupa. Ao , Alex Nascimento da Conceição contou que foi contratado como líder de fiscais e atua justamente na prevenção de crimes nas unidades da Baixada Santista.

O profissional explicou que, antes da pandemia de Covid-19, os furtos eram frequentes, principalmente com itens de metais e fiação. No entanto, os crimes tinham diminuído consideravelmente até que o índice voltou a crescer nos últimos meses, quando ladrões mudaram a forma de agir.

Grades nas prateleiras

Segundo Alex, os criminosos passaram a atuar em dupla. Um distrai o fiscal enquanto o outro esconde os produtos. Por conta disso, nas três unidades foram instaladas grades nas prateleiras de produtos de alto valor, como torneiras específicas que chegam a custar até R$ 600.

?Só que começaram a sumir outras coisas. Em lugar de sumir torneira e fios, começou a sumir disjuntor, chuveiro, dobradiça?, explicou Alex. Ele já trabalhou em lojas atacadistas e acredita que os furtos de alimentos migraram para o setor de materiais para construção. ?Existe um valor muito atrativo para essas pessoas que roubam ou que querem agir de má fé?.

De acordo com ele, alguns clientes ficaram assustados, mas entenderam a necessidade das grades. ?Serve para inibir, para a gente diminuir [o furto]. 99% do que fica na grade não some mais?, afirmou.

Alex lamenta que a solução não sirva para todos os itens, pois chuveiros e outros equipamentos são muito grandes. ?Não tem como, a gente fica [fiscalizando] no visual?, afirmou.

Flagrantes

Os furtos aconteceram no mesmo dia nas unidades de Santos e Guarujá no último sábado (9). Na loja santista, o homem foi contido e devolveu os produtos. Já em Guarujá, os ladrões eram um casal e os fiscais perceberam a ação. O homem fugiu ao ser questionado, enquanto a mulher confessou o crime.

Outro flagrante mostra a ação de uma mulher na unidade de Praia Grande. Na ocasião, ela olha chuveiros em um corredor e, em determinado momento, coloca um produto dentro da sacola. Em seguida, ela continua olhando como se estivesse escolhendo algum item e chega a pegar outro produto na mão, mas devolve para a prateleira após um funcionário aparecer nos fundos.

Ajuda

Alex disse que já registrou boletins de ocorrência de casos pontuais, mas pretende reunir os crimes para pedir ajuda da Polícia Civil para reconhecer os criminosos, apresentando imagens de monitoramento.

?Existe praticamente uma quadrilha de mulher que, de vez em quando, consegue levar chuveiros. Todo mês tem falta de chuveiro em Praia Grande?, exemplificou o funcionário.

Procurada pelo , a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) não se manifestou até a publicação desta matéria.

VÍDEOS: em 1 Minuto Santos

ADSENSE GOOGLE