Nove pessoas morrem em incêndio próximo ao acampamento Terra e Liberdade em Parauapebas, Pará
No último sábado (9), um trágico incêndio deixou nove pessoas mortas e outras dezenas feridas próximo ao acampamento Terra e Liberdade, localizado na cidade de Parauapebas, sudeste do Pará. Autoridades locais e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão investigando as circunstâncias do acidente.
Explosão durante trabalho de técnicos na rede de internet
Segundo relatos do MST, técnicos estavam realizando serviços na rede de internet próxima ao acampamento quando uma explosão ocorreu, resultando em um incêndio que se propagou rapidamente pela rede de energia elétrica até os primeiros barracos do acampamento. Dois barracos foram totalmente destruídos pelas chamas, resultando na morte de três trabalhadores e seis moradores.
A equipe de reportagem da TV Liberal, presente no local, informou que 37 pessoas foram socorridas, algumas com queimaduras e outras por terem inalado bastante fumaça. Felizmente, todas receberam alta após serem atendidas.
As autoridades competentes foram acionadas, entre elas o Corpo de Bombeiros, Samu, Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Defesa Civil de Parauapenas, Instituto Médico Legal (IML) e as polícias Militar e Civil. O incêndio foi controlado pelos bombeiros, porém, os trabalhos de investigação e suporte às vítimas ainda estão em andamento.
Incêndio causado por explosão em fio de alta tensão
O comandante do Corpo de Bombeiros, presente no local, relatou que o incêndio teve início durante o serviço de instalação da rede de internet no assentamento. Devido a um contato acidental com um fio de alta tensão, ocorreu uma explosão, dando início ao fogo. A rapidez com que o incêndio se espalhou foi devido ao material de construção das casas, que eram de madeira e cobertas com palha.
Os corpos das vítimas foram levados ao Núcleo Avançado da Polícia Científica, localizado em Parauapebas, para realização dos exames e procedimentos necessários.
Investigações em andamento
O incidente que resultou na perda de nove vidas ainda está sendo investigado pelas autoridades competentes. Serão realizadas perícias técnicas para esclarecer o que causou a explosão e o incêndio, assim como avaliar se houve eventuais responsabilidades por parte dos envolvidos.
O MST também está acompanhando de perto o desenrolar das investigações para garantir que todas as medidas cabíveis sejam tomadas e que a justiça seja feita. A segurança dos acampamentos e a prevenção de acidentes similares no futuro são pautas prioritárias para o movimento.
Conclusão
O incêndio que resultou na tragédia com nove mortos próximos ao acampamento Terra e Liberdade em Parauapebas, Pará, chocou a população local e levou as autoridades a conduzirem um inquérito policial para investigar o ocorrido. A explosão durante o serviço de instalação da rede de internet levou à propagação do fogo, que se alastrou rapidamente devido ao tipo de material de construção das casas. As investigações estão em andamento para esclarecer as causas do acidente e tomar as medidas necessárias para evitar acidentes similares no futuro.
Redes sociais