Homem é preso durante atualização da Operação Torre Eiffel contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Jales (SP)
Um homem de 29 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (8), em Jales (SP), durante a atualização da Operação Torre Eiffel, contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação foi realizada pela Polícia Federal, que cumpriu um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão. Durante a operação, dois carros de luxo e uma motocicleta foram apreendidos.
A Operação Torre Eiffel foi deflagrada no dia 28 de novembro, quando 200 policiais federais cumpriram 15 mandados de prisão e outros 40 de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Rio Preto, Monte Aprazível, Rio Claro, Piracicaba, Americana, Sumaré, Santa Bárbara d'Oeste, Guarujá (SP), Catuti (MG) e Camboriú (SC).
Durante as investigações, a Polícia Federal descobriu um grande esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, movimentando mais de R$ 50 milhões nos últimos dois anos. A base da quadrilha estava localizada em Santa Fé do Sul, onde um hotel e um centro de beleza estética foram adquiridos pelo líder do grupo para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Em Jales, a lavagem de dinheiro ocorria através de uma empresa de mototáxi, um restaurante, agiotagem e compra e venda de veículos de luxo e imóveis. Já o núcleo de distribuição de drogas foi identificado em Piracicaba, Americana e Santa Bárbara d'Oeste. O líder do grupo foi encontrado em um condomínio de luxo em São José do Rio Preto, junto com sua esposa, que é advogada. A filha do casal, de 14 anos, foi levada para Santa Bárbara d'Oeste, onde ficará morando com os avós maternos.
No decorrer da Operação Torre Eiffel, foi realizada uma nova etapa no dia 30, resultando na apreensão de veículos de luxo, embarcações, armas, munições, celulares, computadores e joias. Todo o material apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal de Jales.
Os presos serão responsabilizados por crimes relacionados ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, podendo receber penas máximas de até 30 anos de reclusão.
Acompanhe as reportagens da TV TEM sobre a Operação Torre Eiffel: vídeo 1, vídeo 2.
Redes sociais