O Aeroporto Internacional Tom Jobim vai ganhar novos voos
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, terá a oferta de voos ampliada a partir do dia 1º de outubro. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), até o final do ano serão adicionados 44 novos destinos ao terminal. Essa medida faz parte de um projeto para melhor aproveitamento do Galeão e redução do fluxo de passageiros no Aeroporto Santos Dumont, localizado no centro da cidade. A migração de voos do Santos Dumont para o Galeão está prevista para ocorrer a partir de janeiro de 2024, conforme portaria assinada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em agosto deste ano.
Atualmente, o Aeroporto do Galeão conta com cerca de cinco milhões de voos por ano, uma queda considerável em relação aos 17 milhões registrados anteriormente. A partir de outubro, será possível voar para destinos como Porto Alegre, Porto Seguro, Campina Grande e Navegantes, em Santa Catarina. Já os voos vindos de Goiânia serão transferidos para o Galeão a partir de dezembro.
Menos voos no Santos Dumont
Com a migração de voos para o Aeroporto do Galeão, é previsto que o Aeroporto Santos Dumont reduza sua oferta de destinos. Atualmente, o Santos Dumont recebe 20 voos, mas até o final do ano esse número cairá para 11. Os passageiros que utilizam os voos para Campos dos Goytacazes, Maceió, Caxias do Sul, Goiânia, Campina Grande, Navegantes, Recife e Porto Seguro terão que encontrar alternativas, já que esses destinos não estarão mais disponíveis a partir de outubro e novembro, respectivamente.
Apesar disso, alguns destinos continuarão sendo atendidos pelo Santos Dumont até dezembro, como Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Vitória, Salvador, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Impactos para os passageiros
A mudança na distribuição de voos entre o Aeroporto do Galeão e o Santos Dumont pode afetar os passageiros, que terão que se adaptar a novos itinerários e escolher aeroportos diferentes para suas viagens. A redução de voos no Santos Dumont pode gerar um aumento na demanda por voos no Galeão, impactando a disponibilidade de voos e as tarifas praticadas.
É importante que os passageiros fiquem atentos às alterações nos voos e procurem informações junto às companhias aéreas e agências de viagem para se planejarem adequadamente. Algumas alternativas podem ser consideradas, como a utilização de outros aeroportos próximos, como o Aeroporto de Jacarepaguá, ou o uso de transporte terrestre para cobrir o trecho entre os dois aeroportos do Rio de Janeiro.
Conclusão
O aumento na oferta de voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim trará benefícios para o Rio de Janeiro, permitindo uma melhor distribuição de passageiros entre os dois principais aeroportos da cidade. A migração de voos do Santos Dumont para o Galeão é uma medida estratégica para otimizar o fluxo de passageiros e reduzir congestionamentos nos dois terminais. No entanto, é importante que os passageiros estejam cientes das mudanças e se planejem com antecedência, buscando informações sobre as opções disponíveis para suas viagens.
Redes sociais