Ninho de uiraçu é encontrado por bióloga na Amazônia
O destino da equipe do Terra da Gente deste sábado (30), é uma floresta que guarda seres místicos e uma ave enigmática, a Amazônia. Na cidade de Manacapuru (AM), localizada a menos de 100 km de Manaus (AM), uma pena de uiraçu foi pista de uma grande descoberta.
A espécie, que é uma das águias florestais mais raras e difíceis de se observar, deixou um desafio para os pesquisadores e guias locais. Foram meses a procura do ninho, até que um dia, o esforço foi recompensado.
A bióloga Priscilla Diniz foi a responsável por esse achado mais que especial e sua persistência fez a diferença durante as buscas pelo uiraçu. ?Todo mundo fica emocionado diante de uma cena dessa, tão pertinho?, revela a bióloga.
Agora, é a vez da equipe se aventurar numa trilha de 2 km para encontrar essa ave imponente e poderosa. O que será que eles vão encontrar?
Pesquisa capta vocalizações de espécies de tartarugas
A equipe do Terra da Gente desbrava o litoral do estado de Pernambuco para conhecer o local onde milhares de ovos de tartarugas são depositados ao longo do ano. Lá, uma pesquisa inédita se desenrolava.
Pela primeira vez, pesquisadores analisaram simultaneamente a vocalização de quatro das cinco espécies de tartarugas ameaçadas de extinção no Brasil, sendo elas: tartaruga-de-pente, tartaruga-verde-oliva, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro.
O monitoramento realizado na região, por meio de gravadores que detectam os sons desses animais, ajuda no processo de conservação de tartarugas no litoral. O período de nascimento das tartarugas varia de 45 a 60 dias, e já recém-nascidas, elas retornam ao mar, rumo ao desconhecido.
A tecnologia como aliada do meio ambiente
No quarto episódio da série "#Terra: A jornada de crescer junto à natureza", conheça a história de Thomas Ambiel, um menino de 18 anos apaixonado por passarinhar. Equipado com câmera e celular, coleciona registros de mais de 350 espécies de aves, alguns considerados os primeiros feitos em Indaiatuba (SP).
No site em que armazena suas fotos, o jovem consegue contribuir diretamente com informações sobre outras aves. ?Tendo essa tecnologia e podendo postar em uma biblioteca, você consegue registros novos da região que não existiam ali?, afirma Thomas.
Pessoas como o Thomas mostram que a tecnologia pode ser uma forte aliada na descoberta, estudo e conservação do meio ambiente. Para isso, é necessário destinar seus usos com sabedoria.
Caldo de piranha é destaque na ?Hora do Rancho?
A piranha pode ser encontrada em abundância nos rios pantaneiros. Rica em proteínas, vitaminas e minerais, a receita do quadro ?Hora do Rancho? deste sábado tem como objetivo fortalecer seus ossos com um toque saudável de legumes e verduras junto a uma saborosa carne.
Diretamente do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, a apresentadora Nicolle Januzzi aprende um prato típico da região: o caldo de piranha. A receita, que demanda bastante técnica e tempo, mescla um misto de sabores que deixam o telespectador com ?água na boca?.
Redes sociais